Plástica Gengival e suas indicações:

Plástica Gengival oferece harmonia ao SORRISO! 

O que é sorriso gengival e como se resolve?

É a exposição exagerada da gengiva ao sorrir, afetando a estética e por vezes causando constrangimento a pessoa que sorri. O Sorriso Gengival é corrigido com cirurgia plástica gengival, denominada, Gengivoplastia do Sorriso, ou com uma simples aplicação para modular a força dos músculos envolvidos.

A cirurgia plástica gengival é simples e rápida, não há pós-operatório e o paciente volta em seguida às suas atividades normais. 

É necessário uma avaliação criteriosa para saber as causas do problema, que pode ser dental, por excesso de gengiva, esquelético, muscular ou envolvendo uma ou mais causa, marque uma consulta de avaliação para saber o que é melhor para o seu caso.

A Cirurgia Plástica Periodontal corresponde a todo procedimento estético realizado nas gengivas. Com o avanço da odontologia e com técnicas minimamente invasivas, podemos melhorar o aspecto gengival estabelecendo uma harmonia estética, pois entendemos que o conjunto "Dente - Gengiva - Lábio"  é que compõe a beleza de um sorriso.

Um sorriso largo e verdadeiro revela as intenções e a essência de cada pessoa, por isso, quem sofre com algum problema estético bucal, costuma se sentir muito incomodado e até desenvolve certos traumas, evitando sorrir abertamente.

 

Entenda o que é Retração Gengival e como ela pode ser prevenida?

O deslocamento da gengiva, conhecido como retração gengival, pode provocar sensibilidade na região afetada graças à exposição da raiz do dente. São muitas as possíveis causas para o problema — ele pode ocorrer em apenas um dente como também em vários ao mesmo tempo. Uma avaliação criteriosa poderá detectar as causas do problema. Marque sua consulta aqui e veja como podemos ajudar você.

 

O QUE CAUSA A RETRAÇÃO GENGIVAL?

Pode não parecer, mas a retração gengival pode acontecer até mesmo em pessoas com bons hábitos de higiene e uma boca saudável. O problema é bastante comum e diz respeito à contração da gengiva, também conhecido como "Gengiva Alta", o que deixa a raiz exposta.

 

As principais causas do problema são:

• Traumatismo por escovação: a retração pode ocorrer por causa do impacto muito forte da escova.

• Inflamação da gengiva: ocorre principalmente por causa da presença de tártaro ou placa bacteriana. 

• Trauma oclusal: forças excessivas sobre os dentes, geralmente por causa de seu mal posicionamento.

COMO PREVENIR?

Ao perceber qualquer exposição da raiz, é necessário procurar um Especialista em Periodontia. Como na maioria dos problemas de saúde bucal, a principal forma de combater a retração é prevenindo para que ela nunca aconteça. Isso deve ser feito, principalmente, através da correta escovação, tendo bons hábitos de higienização, usando corretamente o fio dental e visitando um dentista periodicamente, pois o descuido pode comprometer para sempre a arcada dentária.

CONSEQUÊNCIAS DA RETRAÇÃO GENGIVAL

Além do fator estético, a retração pode provocar mau hálito, dor nos dentes, sangramentos na gengiva e muita sensibilidade . O problema pode provocar também perda óssea ao redor do dente afetado e, ainda, caso seja ignorado, pode alcançar proporções maiores e ocasionar cada vez mais perda gengival e também do dente.

 

Hiperpigmentação Melânica Gengival

A hiperpigmentação melânica gengival não representa uma patologia, mas em muitas vezes pode provocar um comprometimento estético, principalmente em caos de sorriso gengival, sua correção é simples e praticamente indolor ao paciente.

É caracterizada pelo depósito excessivo de melanina na gengiva, o que promove a coloração escura da mesma. Dentre os fatores locais, o tabagismo (fumo) mostra relação direta com a hiperpigmentação melânica, apresentando incidência até sete vezes maior dessa característica. Com procedimentos rápidos minimamente invasivos, o paciente passa a ter a gengiva mais rosada, deixando o sorriso mais harmônico. 

 

O QUE É O PEELING GENGIVAL?

É uma técnica responsável por clarear a gengiva através da despigmentação. Este procedimento remove manchas que são resultado do acúmulo de melanina (proteína que confere cor à pele) ou de tatuagens metálicas (manchas provenientes de restaurações), além de cicatrizes e excesso de volume gengival.

As manchas melânicas acometem com mais frequência pacientes das raças negra e asiática, e as tatuagens por amálgama podem acometer pacientes que foram submetidos a procedimentos restauradores.

COMO É FEITO O PEELING GENGIVAL?

O peeling é feito por meio de dermoabrasão dos tecidos pigmentados, que é um lixamento cirúrgico da pele, através de procedimentos minimamente invasivos, rápidos e indolores. 

QUAL É O RESULTADO DA DERMOABRASÃO?

Na maioria das vezes, o resultado é definitivo. O problema pode voltar apenas em casos de excesso de melanina, já que a pigmentação tem influência genética. 

QUAL O VALOR DO PEELING GENGIVAL? 

O custo do tratamento pode variar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil por arcada, dependendo do grau de pigmentação e da área a ser trabalhada.

QUAIS OS CUIDADOS QUE O PACIENTE DEVE TER APÓS FEITO O PEELING GENGIVAL? 

O pós operatório requer cuidados com a alimentação, que deve ser sem alimentos fibrosos, condimentados, ácidos, gordurosos. Em relação à higiene oral, o paciente deve evitar escovar os dentes por sete dias. Nesse período, o controle da placa bacteriana é feito com o uso diário de enxaguantes bucais com clorexidina.

Todos os direitos reservados à Jotta Odontologia

Desenvolvido por LDE7/2018

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

JOTTA ODONTOLOGIA

São Paulo:

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 229

conj. 606 - São Paulo - SP

Telefone: 11 3869-9100

Guarulhos:

Rua Paulo Castaldelli, 134, sala 4

Guarulhos - SP

Telefone: 11 2453-3001